ESPAÇO CULTURAL PARA OS AMANTES DA POESIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Onde e Aonde
O ADESIVO I_icon_minitimeQua Jul 06, 2011 7:17 am por Edvaldo Feitosa

» VENTO
O ADESIVO I_icon_minitimeQua Abr 27, 2011 5:46 am por Odir, de passagem

» Quadra - Parabéns São Paulo
O ADESIVO I_icon_minitimeTer Fev 08, 2011 2:28 am por Vilma Piva

» OUTONO - I - II - III
O ADESIVO I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:55 pm por Vilma Piva

» FUGA / SOLIDÃO
O ADESIVO I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:46 pm por Vilma Piva

» Folhas I
O ADESIVO I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:38 am por Marli Franco

» Ausência
O ADESIVO I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:35 am por Marli Franco

» DEUS NASCEU NO EXÍLIO
O ADESIVO I_icon_minitimeSáb Jan 01, 2011 5:21 pm por Vilma Piva

» COMIDAS DE ANO NOVO
O ADESIVO I_icon_minitimeSeg Dez 27, 2010 3:01 am por Vilma Piva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

 

 O ADESIVO

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Damião Cavalcanti
Amigo Bronze
Amigo Bronze
Damião Cavalcanti


Data de inscrição : 03/07/2009
Localização : JOÃO PESSOA - PARAÍBA

O ADESIVO Empty
MensagemAssunto: O ADESIVO   O ADESIVO I_icon_minitimeQua Nov 17, 2010 2:00 pm

Damião Ramos Cavalcanti

O Adesivo


Andam pela cidade muitos carros à moda do jipe Wills, carregando ostensivamente o estepe na traseira. Sempre achei que o “Jeep” americano colocava o pneu de reserva no lado de fora por falta de espaço, o que não sucede com esses novos veículos de luxo, espaçosos. Diferentemente dos antigos jipes, vestem o pneu com luxuosa capa de couro ou de napa. Nessas capas, “adesivam” sempre uma marca ou algum impresso ilustrativo: puma, leão, macaco, conjunto musical, slogans, propaganda, etc. Estando atrás de dois desses carros, observei que ambos estavam com retratos da Mãe de Deus nos pneus de reserva. Perguntei ao motorista Rodrigo se aqueles dois proprietários colocariam naqueles estepes a fotografia da mãe deles. Respondeu-me: “- Não, doutor! Retrato da mãe deles? Só em casa, em lugar de respeito...” Justifiquei a mim mesmo: Talvez creiam que a mãe deles não proteja o carro como aquela foto sagrada, mesmo no pneu, de chuva a sol, servindo também de para-choque.

Continuei a pensar em tudo que se prega no carro, também sobre o mais usual: o adesivo. Há vários tipos de adesivo: os de parede; os decorativos; os de equipamentos eletrônicos; os publicitários e os chamados emplástricos, como esparadrapo, que servem à saúde, colados na pele, contra vício de fumar, contra exagerado apetite em caso de dieta e também o adesivo anticoncepcional para se evitar gravidez indesejada. Mas, volto ao do carro, usado no período de campanha eleitoral que, em caso de vitória, é supervalorizado também fora deste período.

Existem profissões que, por conveniência, para mostrar neutralidade, como magistrados, peremptoriamente, recusam o uso de adesivo partidário. Sucedem a estes os que se negam usá-lo por amor ao carro: “Já riscaram meu carro por isso...” Enfim, escutam-se até razões legais, no corredor de “adesivagem”: “O voto é secreto!” Ao contrário destes prudentes, há os que fazem questão de tornar pública sua opção, inclusive cobrindo o para-brisa com dezenas do mesmo adesivo ou todo o automóvel com um adesivo do tamanho de um lençol. Logo após a contagem dos votos, a maioria dos adeptos do candidato perdedor arranca rapidamente os adesivos, poucos esperam para retirá-los na lavagem do carro, raros são os que persistem “adesivados”, não desistindo de torcer e alguns expertos chegam a trocar de adesivo. Objetivamente, por princípio, estes adesivos valeriam apenas durante a campanha. Porém, terminada a eleição, muitos os preservam, por longo tempo, como certificado de participantes da campanha e na esperança de que o candidato vitorioso saiba que ele é um dos seus “decisivos” eleitores, desejando ser contemplado pelo eleito, graças ao adesivo compensador, então vantajoso acessório do seu carro. Nessa hilar comédia, parodio Fellini: “E la nave va”...
Ir para o topo Ir para baixo
Vilma Piva
Amigo Diamante
Amigo Diamante
Vilma Piva


Data de inscrição : 02/07/2009
Localização : Araras - SP

O ADESIVO Empty
MensagemAssunto: Re: O ADESIVO   O ADESIVO I_icon_minitimeQui Nov 18, 2010 4:39 am

Damião querido Poeta,

A adesivagem tem andado de vento em pôpa, aliás esse negócio tem faturado bem e com jeito bem promissor. Sua crônica pinçou um fato bem verdadeiro, igualzinho o que tenho visto na minha cidade: colocar, tirar ou trocar de adesivos segundo interesses parece até que virou uma rotina, creio que isso já se alastrou do Oiapoque ao Chui.
Parabéns pelo tema abordado ampliando a visão do leitor para esse fato.
Bravosss!!

Beijos lindos,
Vilma
Ir para o topo Ir para baixo
 
O ADESIVO
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ESPAÇO CULTURAL PARA OS AMANTES DA POESIA  :: VARANDA POÉTICA :: SALA DA PALAVRA :: Crônicas-
Ir para: