InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Onde e Aonde
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeQua Jul 06, 2011 7:17 am por Edvaldo Feitosa

» VENTO
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeQua Abr 27, 2011 5:46 am por Odir, de passagem

» Quadra - Parabéns São Paulo
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeTer Fev 08, 2011 2:28 am por Vilma Piva

» OUTONO - I - II - III
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:55 pm por Vilma Piva

» FUGA / SOLIDÃO
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:46 pm por Vilma Piva

» Folhas I
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:38 am por Marli Franco

» Ausência
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:35 am por Marli Franco

» DEUS NASCEU NO EXÍLIO
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeSab Jan 01, 2011 5:21 pm por Vilma Piva

» COMIDAS DE ANO NOVO
ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeSeg Dez 27, 2010 3:01 am por Vilma Piva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

Compartilhe

ANIVERSÁRIO DA VIDA

Ir em baixo 
AutorMensagem
Damião Cavalcanti
Amigo Bronze
Amigo Bronze
Damião Cavalcanti

ANIVERSÁRIO DA VIDA Empty
MensagemAssunto: ANIVERSÁRIO DA VIDA   ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeDom Abr 25, 2010 11:27 pm

Damião Ramos Cavalcanti

ANIVERSÁRIO DA VIDA

De tudo que tem vida, só o homem conta o tempo e reconta-o em aniversários. Disso muito nos tem falado a imprensa: notas de aniversários de morte; falecimentos de sete, trinta e sessenta dias; de um, três, cinco e até de cem anos, quando são mortes de pessoas consideradas ilustres da sociedade; convites à missa pela alma do morto. Assusta-me como, a cada dia, cresce o número dessas notícias sobre gente conhecida e contemporânea... Quando notas de falecimento, causam desagradável surpresa; quando sobre aniversários de morte, saudades e tristezas. Em algumas delas, a frase latina “in memoriam”, geralmente escrita errada: “in memorian”, o que tanto se lê em convites de casamento. Talvez, alguém a escreveu incorretamente e, assim, é divulgada, inglesando-se imortais latinistas, como Virgílio, Ovídio e Horácio. Uma lição tiro do episódio: língua, até morta, na boca do povo se torna viva.
O mês de abril, a começar pela filha Rachel, é para minha família sobejamente um mês de aniversários: sábado dezessete, comemoramos o da minha mãe Lia; quatro dias depois, do meu irmão Marcelo; o meu fica quatro dias após este. Graça a Deus, são aniversários festejados da vida. O meu é no mesmo dia 24 de abril, do inesquecível amigo Francisco Pereira Nóbrega, que escrevia, neste espaço, belíssimas crônicas. Comemoro essa data de maneira peculiar: vou a Pilar e, na Rua José Lins do Rego, em frente ao Mercado, entro para minha primeira casa e visito o quarto, onde nasci pelas mãos da parteira Dona Angelina. Sem tomar o chá do Santo Daime, retorno aos meus primeiros instantes de vida, ao ver e acariciar as grossas paredes de taipa; acredito que “paredes têm ouvido”, supondo terem escutado meus primeiros choros e o balbucio das minhas primeiras palavras; penso até que elas sentem meu afago; miro o velho teto que recebeu meus primeiros sorrisos. Faz-me bem caminhar ao inverso do quotidiano, como cantamos no antológico Riacho do Navio de Zé Dantas - Luiz Gonzaga, nadando contra as águas, do mar em direção ao rio e, nesse desafio, retornando à fonte, à origem.
Este é aniversário da vida que não deixa de lembrar aniversários dos que já se foram, como o meu pai Inácio, e que um dia também iremos. Paredes da velha casa me emocionam, fazem-me escrever versos: Em cada minuto de vida,/ eu morro um segundo./ Em cada segundo de morte, /parto deste mundo, /da mais viva idade / à infinda eternidade./ Em cada passo da ida,/ caminho tanta alegria,/ destino repleto de sorte,/ passos e passos da vida,/ inevitável estrada da morte. Talvez tudo se repita, embora ironize Sofocleto: “Os aniversários são o aluguel que pagamos pela vida” ou, digo eu, festa para lembrar o que passou e comemorar o que resta a passar.
Vilma Piva
Amigo Diamante
Amigo Diamante
Vilma Piva

ANIVERSÁRIO DA VIDA Empty
MensagemAssunto: Re: ANIVERSÁRIO DA VIDA   ANIVERSÁRIO DA VIDA I_icon_minitimeSeg Abr 26, 2010 3:50 am

ANIVERSÁRIO DA VIDA Felizaniversario063

Damião, querido e Imortal Poeta,

MEUS PARABÉNS !!!
Teu aniversário é motivo de festejos !
Receba meu abraço e meu beijo de feliz aniversário.

Like a Star @ heaven Veja o que eu trouxe para você.....
com carinho, de volta pro aconchego....

ANIVERSÁRIO DA VIDA C%C3%B3pia+de+PILAR+-+GOVERNO+DA+RECONSTRU%C3%87%C3%83O1

ANIVERSÁRIO DA VIDA
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ESPAÇO CULTURAL PARA OS AMANTES DA POESIA  :: VARANDA POÉTICA :: SALA DA PALAVRA :: Crônicas-
Ir para: