InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seConectar-se
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Onde e Aonde
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeQua Jul 06, 2011 7:17 am por Edvaldo Feitosa

» VENTO
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeQua Abr 27, 2011 5:46 am por Odir, de passagem

» Quadra - Parabéns São Paulo
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Fev 08, 2011 2:28 am por Vilma Piva

» OUTONO - I - II - III
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:55 pm por Vilma Piva

» FUGA / SOLIDÃO
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:46 pm por Vilma Piva

» Folhas I
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:38 am por Marli Franco

» Ausência
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:35 am por Marli Franco

» DEUS NASCEU NO EXÍLIO
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeSab Jan 01, 2011 5:21 pm por Vilma Piva

» COMIDAS DE ANO NOVO
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeSeg Dez 27, 2010 3:01 am por Vilma Piva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

Compartilhe

Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta

Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado

Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta Empty
MensagemAssunto: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeSeg Jun 14, 2010 6:02 pm

Qual sua opinião a respeito da poesia concreta e neoconcreta, acaba de sair o seguinte artigo a respeito, aproveite e opine:

http://gsandres.wordpress.com/2010/06/11/poemas-concretos-e-neoconcretos-%e2%80%93-a-poesia-que-nao-aconteceu/
Marli Franco
Amigo Diamante
Amigo Diamante

MensagemAssunto: Re: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jun 15, 2010 3:26 am

Sandres

Poeta visitei o teu espaço e apreciei o artigo.
Para opinar sobre o assunto eu necessitaria de estudo,
no momento não tenho tempo disponível.

saudações poéticas
Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta Barra5Fcuando
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jun 15, 2010 3:30 am

Obrigado Marli, fico feliz por vc ter apreciado o artigo, tenho muito material ainda pra dividir, são pesquisas, entrevistas e críticas, com poetas consagrados de nossa literatura, Mario Quinta, Drummond e Ferrira Gullar serão os próximos, sempre lanço também as novidades sobre os livros que estão recentemente sendo editados, para quem sabe não angariar novos leitores.

Um abraço e até breve.
Luna
Amigo Bronze
Amigo Bronze
Luna

MensagemAssunto: Re: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jun 15, 2010 5:15 am

Sandres, li o artigo e discordo da conclusão do escritor:

"os poemas concretos nos ensinam como não escrever, o que não é poesia e o
que de mais inútil podemos fazer com a arte
.".

Defendo, e vou me repetir, a liberdade de expressão (evidentemente desde que não esbarre nos direitos de ninguém). A poesia concreta possibilita a comunicação além do que as palavras podem fazer. O uso do espaço, do som, e da forma é algo fascinante na arte plástica e na literatura. Então, por quê não unir as duas?
O que acho que deveria ser abolido é essa história de "moda", pois formata, prende, inibe a criatividade. Sendo assim, que venham outros movimentos, muitos outros, mas não para ofuscar ou inibir os existentes, mas para somar.

Beijos

Luna
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jun 15, 2010 7:58 am

Acho sem relevância a poesia concreta, como defendi no próprio post. Até pq a poesia ela é uma expressão necessariamente sonora, alguém que não domine a gramática, pode compor e recitar um grande poema. Peço que alguém por favor me recite um poema concreto. É simplesmente impossível, como algo pode transfigurar-se como poesia, se nem mesmo consegue ser recitado, que talvez seja o pilar central da poesia. Arte, se é que dá pra chamar assim, obsoleta. Nem um pouco construtiva.
Luna
Amigo Bronze
Amigo Bronze
Luna

MensagemAssunto: Re: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitimeTer Jun 15, 2010 10:05 pm

Sandres, embora respeite a sua opinião, acho que os movimentos podem se interpenetrar, ou não. Postei uma de minhas poesias que entendo como concreta - "E as folhas caem". Dê uma olhada e veja se você não pode recitá-la. Evidentemente, que a apresentação de uma poesia concreta não é completa só com os recursos sonoros, precisa de recursos visuais para compreendê-la totalmente. Por outro lado, os recursos visuais mostram a mensagem da poesia concreta em sua plenitude.

Meu blog: http://evivendoquesevive.blogspot.com

Cadê o teu?

Beijos

Luna
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta   Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta I_icon_minitime

Sobre poema e poesia concreta e neoconcreta
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ESPAÇO CULTURAL PARA OS AMANTES DA POESIA  :: VARANDA POÉTICA :: SALA DA PALAVRA :: Crônicas-
Ir para: