ESPAÇO CULTURAL PARA OS AMANTES DA POESIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Onde e Aonde
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeQua Jul 06, 2011 7:17 am por Edvaldo Feitosa

» VENTO
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeQua Abr 27, 2011 5:46 am por Odir, de passagem

» Quadra - Parabéns São Paulo
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeTer Fev 08, 2011 2:28 am por Vilma Piva

» OUTONO - I - II - III
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:55 pm por Vilma Piva

» FUGA / SOLIDÃO
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeTer Jan 25, 2011 2:46 pm por Vilma Piva

» Folhas I
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:38 am por Marli Franco

» Ausência
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeDom Jan 23, 2011 9:35 am por Marli Franco

» DEUS NASCEU NO EXÍLIO
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeSáb Jan 01, 2011 5:21 pm por Vilma Piva

» COMIDAS DE ANO NOVO
O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeSeg Dez 27, 2010 3:01 am por Vilma Piva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

 

 O AVIÃO E O PÁSSARO

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Damião Cavalcanti
Amigo Bronze
Amigo Bronze
Damião Cavalcanti


Data de inscrição : 03/07/2009
Localização : JOÃO PESSOA - PARAÍBA

O AVIÃO E O PÁSSARO Empty
MensagemAssunto: O AVIÃO E O PÁSSARO   O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 9:12 am

O AVIÃO E O PÁSSARO Img.php?id=66416&nome_sis=487421



O AVIÃO E O PÁSSARO

O voo do avião não é igual ao do pássaro. Graças a Deus, não bate as enormes asas; não pousa nas árvores; nem levanta-se das flores; não afaga as nuvens; nem canta nos céus. Movimenta-se sem vida. Não me critique, caro leitor, se lhe falo do óbvio, o que me pede o verbo voar, parecendo-se equívoco. Ambos voam, mas, no alto, somente a poesia os distingue, por lá, “ogni ucello canta il suo verso” (cada pássaro canta seu verso). Vez ou outra, você próprio é alertado pela amada: - Estava pensando em quê? Mesmo respondendo “em nada”, lá vem a insistência: - Você estava voando. Não podendo esconder-se da intuição feminina, você sorri, reconhecendo que voava por outro mundo, por outras galáxias e até em companhia de outras pessoas. Assim também usava da analogia o Professor Padre Juarez Benício, nas aulas de Ética Geral: - Voando, hein? E assim o verbo é usado em variados significados: voam-se e voam em diversas circunstâncias de tempo e espaço.


Minha mãe Lia também corrige as bisnetas Taís, Rebeca, Nicole e Vitória, quando usam a linguagem das suas turmas na escola, dizendo adorar sorvete de creme com morango: - Minha filha, só se adora a Deus! Perdoem-me os pilotos, astronautas e feitores dessas complicadas naves, pois é, só quem voa é o pássaro. Foi e sempre será assim, desde a criação da natureza, dos alados de asas vivas. Da natureza, o homem, se não cria, inventa coisas diferentes com qualidades e características semelhantes. A semelhança é apanágio, mas, no avião com asas, bico, cauda e voando, jamais haverá a beleza de um pássaro.


A dez mil metros de altura, não pretendo ofender o avião. Prudentemente, digo, à voz alta, que admiro como ninguém a tecnologia do voo. Confesso acompanhar as astronaves partindo da terra, ultrapassando nuvens e estratosfera, para acoplarem precisamente à estação orbital como se fosse o dedo da mulher rendeira no minúsculo dedal. De lá, homens de várias nações, unificando línguas, costumes, em promessa como peregrino, retornam à terra mãe. A crônica chega ao fim, o comandante inicia os preparativos para o pouso. Daqui a pouco, a máquina terminará seu voo. Mas, vejo nenhuma gaivota. Afugentadas, temem o assobio sibilino das turbinas. Saio dos céus mais do que convencido de que um avião é um avião e, sobretudo, de que somente os pássaros voam.

Damião Ramos Cavalcanti
Ir para o topo Ir para baixo
Vilma Piva
Amigo Diamante
Amigo Diamante
Vilma Piva


Data de inscrição : 02/07/2009
Localização : Araras - SP

O AVIÃO E O PÁSSARO Empty
MensagemAssunto: Re: O AVIÃO E O PÁSSARO   O AVIÃO E O PÁSSARO I_icon_minitimeQua Jul 28, 2010 2:35 pm

Damião, querido Poeta,

O Avião e o Pássaro, cada um é cada um, e os vôos são irresistíveis e nessa tua crônica eu embarquei para um pouso bem feliz. Bravissimo, Sr. Comandante!

Beijos Lindos,
Vilma
Ir para o topo Ir para baixo
 
O AVIÃO E O PÁSSARO
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ESPAÇO CULTURAL PARA OS AMANTES DA POESIA  :: VARANDA POÉTICA :: SALA DA PALAVRA :: Crônicas-
Ir para: